A MEMÓRIA É UMA ILHA DE EDIÇÃO!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O Pará debate o código de ética

Em agosto, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) promoverá em Vitória (ES) um Congresso Nacional onde será pautada uma reformulação no Código de Ética dos Jornalistas, aqui no Pará, o Sindicato dos Jornalistas (SINJOR) promoveu, na última terça-feira, um debate onde foram apresentadas as propostas do SINJOR/Pa que serão levadas ao congresso da FENAJ em agosto.
A mesa foi composta pela presidente da diretoria executiva do SINJOR, Carmem Silva; A deputada estadual Araceli Lemos (PSOL); a secretária estadual de justiça Socorro Gomes e a vereadora Vanessa Vasconcelos.
A democratização da informação foi apontada como uma das principais maneiras de se conseguir uma efetivação no código de ética dos jornalistas, visto que, a exemplo do estado do Pará, os meios de informação são manipulados por grupos políticos antagônicos e a imparcialidade na cobertura dos fatos é brutalmente descartada, submetendo o profissional a uma frustração e impotência no exercício da profissão. A última reformulação feita no CEJ foi em 1987, coroando a tão sonhada redemocratização do Brasil.
É de se concordar quando é citada a manipulação a qual os meios de comunicação no Pará sofrem, o que esperamos agora é uma real democratização dos meios de informação que podem vir com a execução de Rádios Comunitárias, processo extremamamente burocrático, mas que precisa ser cauteloso e por fim a inserção de canais de Tv Comunitários que se tornará possível com a implementação do modelo de TV Digital.

***************
CÂMBIO E DESLIGO
***************

Thiago Viana