A MEMÓRIA É UMA ILHA DE EDIÇÃO!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Há lugares comuns que reacionários jamais deveriam ir


Primeiramente gostaria de acalmar meu amigo Joaquim:
- Não Joaquim, não será uma crítica do filme!

O.o
"Noussa, um assunto polêmico... é só eu me posicionar do lado politicamente correto e farei meu papel de pessoa politizada."

Esse deve ser o primeiro pensamento que passa pela cabeça dos já chamados reaccionários, que já foram esteriotipados como os guardiões do sectários da reação política ou social. O mais novo alvo dos nossos amigos é o filme TURISTAS que estreou em 1º de Dezembro nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil já nas próximas semanas.
O filme dirigido por John Stockwell (Gostosa Loucura, 2001), conta a história de um grupo de mochileiros, amigos de faculdade, que têm problemas com o ônibus próximo a uma praia durante um passeio de férias pela costa brasileira. Dois deles são drogados e seqüestrados por uma máfia que comercializa órgão humanos.

O canal utilizado pelos nossos amigos "reaças" são principalmentre emails proferindo o mais duro protesto ao filme e defendendo árduamente a nossa querida pátria amada salve, salve. Estou escrevendo esse texto porque bem antes da estréia do filme alguns já me importunavam enchendo minha caixa de email com os seguintes: BOICOTE, DIGA NÃO AO FILME TURISTAS, NÃO DÊ DINHEIRO PRA QUEM FALA MAL DO BRASIL e coisas parecidas.
Segue aí um trecho do mais famoso deles:

(...) Para quem não sabe, o filme conta a história de 6 jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com ‘boa noite cinderela’, são assaltados, sequestrados,torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da industria negra dos transplantes. Alguns morrem e mesmo os que
sobrevivem não têm um final feliz.
O filme é classificado como TERROR, comparado ao filme ‘O Albergue’, e a EMBRATUR já está tão preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos. Façamos então a nossa parte. Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria.

NÃO ASSISTAM, NÃO DÊEM $$$ A UMA PRODUÇÃO QUE SÓ VISA DENEGRIR
NOSSA IMAGEM.

Só pra se ter uma idéia, o trailer começa com a frase: ‘Num
país onde vale tudo, tudo pode acontecer!!!’(...)


Por favor né, só nesse trecho já temos pelo menos duas coisas a discutir. Como o próprio autor diz, o filme é comparado a "O Albergue" (Eli Roth, 2005), que foi rodado na Eslováquia, um movimento parecido surgiu por lá com a mesma preocupação, "manchar" a imagem do país internacionalmente, mas o filme em nada interferiu na atividade turística de lá. Se isso acontecer no Brasil, certamente não será por causa do filme que já tem precedentes idênticos. O texto acima também relata que a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR)está temerosa com a queda na receita do turismo internacional que o filme pode causar. Será realmente que os gringos deixarão de vir para o carnaval do Rio de Janeiro com medo de terem seus órgãos retirados e vendidos no mercado afro-descendente? Ou o maior medo é não conseguir voltar pra casa por conta da crise no espaço aéreo brasileiro? Isso sem falar no transtorno que se encontra os principais aeroportos há pelo menos trêss meses.
O Brasil não precisa de qualquer ficçãozinha pra denegrir a sua imagem, isso passa por cima de uma simples abordagem cinematográfica, já diz o critíco de cinema Marcelo Milici: "a imagem que o Brasil passa ao mundo é baseada nas constantes crise e casos de corrupção."- o que não deixa de ser a mais pura e escancarada verdade.
Não devemos nos preocupar com um filme que ficará 2 ou 3 meses em cartaz mas com aqueles caras que farão a imagem do país por no mínimo 4 anos. As pessoas fazem um escarcéu por conta de um filme desses, mas esquecem que um cara que passou quase todo o anos de 2006 na cadeiafoi o deputado federal mais votado em todo o país.

Meus amigos "reaças" temos coisa mais importantes pra se preocupar, deixemos de lado as besteiras disfarçadas de militância nacionalista e atentemos para os "Jáders", "Malufs" e "Clodovis" que são bem mais tenebrosos.

Assistam TURISTAS e divirtam-se.
Trailer do Filme:
http://www.youtube.com/watch?v=3_mohaBi6pI

*****************
CÂMBIO E DESLIGO
*****************

Thiago Viana

Imagens: Internet e Divulgação

5 Comments:

  • Concordo plenamente com vc! Acho que nao temos que dá ibope pra esse povo mesmo! Me disseram que no filme os brasileiros falam espanhol! Pra que vou ver um filme se esses idiotas nao entendem nada de geografia, eles nem sabem direito onde fica o Brasil po! Eles só sabem o q se passa embaixo do umbigo deles....
    Pelo menos no meu país, a gente aprende geografia e sabemos um pouco da cultura mundial... já eles... nao se pode dizer o mesmo
    abraços Thiaguito!

    By Blogger LIGENCIA, at janeiro 05, 2007 7:48 PM  

  • perfeito o texto!!!
    e ainda concluo...
    se o filme brasileiro mais premiado no exterior - CIDADE DE DEUS - não cria uma pré-visualização catastrófica do Brasil, eu realmente não sei mais discernir o que seria uma imagem prejudicial.
    Esse tipo de "mobilização popular" é muito parecido com aquele famoso "valoriza quando perde"... como foi bem lembrado por ti, não vi nenhuma manifestação popular quando a CPI do mensalão foi arquivada por falta de provas (que "apareceram" pouco depois)
    A campanha de divulgação do filme foi realmente de uma filha-da-putagem histórica, criando um site (tosco) passando-se por uma agência de viagens de verdade, já com o intuito de atrair a atenção para a pustema cinematográfica, porém, se a carapuça serviu, é uma ooooutra história...
    Mas tudo bem, ser reacionário é moda, engraçado é que todos sabem que um analfabeto nunca poderia chegar ao poder, mas um dos caras mais "letrados" do país, o senhor FHC, também chegou lá e demonstrou ter um potencial equivalente ao meu após uma feijoada.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 06, 2007 1:54 AM  

  • Lígia - Pow, falar espanhol no Brasil foi o fim da picada, dessa eu não sabia, obrigado Lígia.

    SaN - O que mais irrita é que os "reaças" levam todas as questões para o lado político, e esquecem de discutir os lados da questão política. (Trocadalhos do Carilho)

    By Blogger Thiago Viana, at janeiro 10, 2007 12:04 PM  

  • Acho que poderiam fazer um filme do Lula:

    A luta
    A vitória
    O desca (nso) (so)

    By Blogger Natasha Manfredini, at janeiro 12, 2007 8:49 AM  

  • Previsão mto otimista essa do filme passar 2 ou 3 meses em cartaz. Se chegar a 1 mês ele já tá no lucro.
    Olhando pelo lado cinematográfico da coisa, o filme só tá tendo tanto ibope pq nós mesmos (brasileiros) estamos fazendo esse trabalho. Pelos comentários, "Turistas" é um filme pobre, sem conteúdo, sem qualidade e sem noção! Como ele, já vieram muitos. Os EUA já falaram "mal" através do cinema quase do mundo inteiro. E isso ñ diminuiu o turismo em nenhum lugar.
    Como eu digo, se o filme tivesse pelo menos grandes astros de Hollywood... aí seria mais "sério" o "problema". Mas nem isso! Fizeram toda essa polêmica por um filmezinho de nada! Eu hein...
    Qto a ir ver ou ñ o filme, para os "reaças" terem mais assunto pra protestar... torçam pra q o filme chegue a Belém pq do jeito q a gnt mora no fim do mundo e do jeito q a produção do filme é pobre, vai precisar demto gr uma torcida ande pra "Turistas" chegar a Belém.
    OBS: Ahh, qto aos personagens "brasileiros" falarem espanhol, acho mto improvável, pq mesmo q eles ñ tenham noção nenhuma de geografia (como diz a Lígia), algumas filmagens foram no Brasil, ou seja, querendo ou ñ eles tiveram q falar português pra se comunicar aki!

    By Blogger Joaquim Araújo, at janeiro 21, 2007 11:09 AM  

Postar um comentário

<< Home